PRESIDENTE DA CDL-BGAPA E DIRIGENTES LOJISTAS DAS CDL’S –MT PARTICIPA DE REUNIÃO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO

30 Maio 2019

O Presidente da CDL-BGAPA Leonardo Carvalho da Mota, Presidentes e representantes de C.D.L’s de vários municípios de  Mato Grosso e FCDL-MT participaram na tarde do dia 29 de Maio de 2019, da primeira reunião ordinária da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A finalidade principal é a busca de apoio junto aos deputados para que se crie uma lei, para bloquear a realização da “Feira do Brás” que vem se instalando por todo o Mato Grosso, a feira, que comercializa desde roupas até produtos eletrodomésticos e eletrônicos, vem causando enorme prejuízo financeiro junto ao comércio, como por exemplo, sonegação de impostos ao Estado e má qualidade dos produtos comercializados no evento.

Na oportunidade, o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior, entregou um documento para o presidente da Comissão, deputado Xuxu Dal Molin (PSC), do qual contém propostas e sugestões para os deputados criarem uma lei para combater esse tipo de comércio no Estado. Nelson Soares fez uma explanação “Sofremos nos últimos anos com essa Feira do Brás, principalmente, de maneira econômica. Trata-se de uma ação extremamente agressiva com o comércio, pegando os comerciantes desprevenidos. O prejuízo é muito grande e geral. Precisamos dessa união”, revelou ele.

O Presidente da CDL de Barra do Garças, Aragarças e P. do Araguaia, Leonardo Carvalho da Mota, explicou que recentemente o município viveu a experiência com essa feira e o resultado foi prejuízo financeiro regional.

“Não tão somente em Barra do Garças, mas os comerciantes de todos os municípios da redondeza tiveram déficit em suas contas. Precisamos fazer uma lei difícil de ser driblada também pelo Judiciário. A união de todos os Poderes será fundamental para bloquear esse tipo de feira em Mato Grosso”, justifica Leonardo Carvalho.

Esta luta pela criação de uma Lei Estadual está sendo encampada pela nossa CDL Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia, que já conseguiu criar uma Lei Municipal depois de varias audiências e reuniões com os poderes municipais e agora tenta juntamente com o apoio das demais CDL’s  levar a discussão para o âmbito estadual.

O Deputado Xuxu Dal’Molin se posicionou favoravelmente a sugestão de projeto de Lei apresentado. “Nós iremos tomar providências em relação a esse assunto e a sugestão de projeto é muito bem-vinda. Vou fazer o possível para defender quem gera emprego e renda para esse Estado”,.

“Vamos fazer uma lei com responsabilidade em conjunto com todos os Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Quem quiser vir de fora que cumpra os procedimentos legais de impostos e venda aqui seus produtos da mesma forma dos comerciantes de Mato Grosso”, afirmou Dal Molin.

O deputado disse que está sendo criado o GT Comércio em apoio aos comerciantes. “São duas ações aqui: uma imediata onde vamos cobrar da Sefaz, da Receita Federal e Polícia Federal, com relação aos produtos falsificados e a questão da sonegação fiscal que essas feiras ocasionam em nosso Estado. Claro que temos que defender a livre iniciativa. E depois fazer um projeto de lei que trate da isonomia, onde eles têm que cumprir com as mesmas normais do nosso comércio”, sustentou ele.

Também compareceram na reunião, demostrando a força do movimento lojistas em Mato Grosso diversos outros deputados, entre eles, Dilmar Dal’Bosco, Valmir Moretto, Sebastião Rezende, Carlos Avalone, Ulysses Moraes e Wilson Santos.