Preparar uma atraente vitrine de Natal logo depois do Dia das Crianças, ter uma equipe preparada e otimista, saber gerir melhor o seu estoque para evitar encalhes e agir positivamente. Afinal, o fim de ano continua sendo o período mais aguardado pelos varejistas. Especialistas na área apontam leve mudança na postura do consumidor, que se encontra mais à vontade para investir nas compras deste Natal, acarretando expectativa de aumento de 2,6% nas vendas, com uma curva ascendente nos dias 22, 23 e 24 de dezembro.
Na preferência do consumidor, os presentes elencados pelo time de profissionais consultados levam às novidades do mundo eletrônico. Estão em primeira posição os smartphones, os tablets e os notebooks. Mesmo quem já os possui aproveita a chance para trocá-los por modelos recém-lançados, presenteando a si próprios ou às pessoas no âmbito familiar. É importante ressaltar a correspondência entre a qualidade dos presentes em contraponto à quantidade, dependendo da classe social-econômica à qual pertençam. Para uns, este será o Natal das lembrancinhas enquanto os mais abastados investem em produtos de valor. Especialistas dizem que quem gastou R$ 50 em um presente no Natal passado, este ano gastará R$ 80.
Na sequência dos favoritos, estarão nos brilhantes embrulhos natalinos os perfumes e as roupas, destinados a pessoas conhecidas e próximas, das quais se conhece o estilo e as preferências. Os livros aparecem na quarta posição, seguidos pelos vinhos. São ambos objetos mais fáceis de comprar e sem grandes riscos para agradar, sendo que os primeiros podem vir na forma de vale-livro ou com chance de serem trocados.
Fonte: revista Varejo s.a. / Novembro de 2016