O município tem sua história calçada nas ações desenvolvidas por atividades garimpeiras na região dos rios Garças e Araguaia, que banham seu território. Os pioneiros do lugar foram famílias vindas de Goiás, Minas Gerais e nordeste brasileiro. Por um bom tempo toda esta região sofreu influência política de Goiás, que anexou vasto espaço territorial de Mato Grosso, ainda no início do século XX.
Mais tarde, por decisão do Superior Tribunal Federal, o Estado de Mato Grosso foi declarado detentor do território da margem esquerda do Rio Araguaia. A região também foi movimentada por ocasião da chamada Primeira Borracha, no final do século passado e começo deste. Os nordestinos, fugindo da seca, procuraram a região do Rio Araguaia para extração do látex e, eventualmente garimpar. Na região proliferava a mangabeira do cerrado, matéria da borracha. Atualmente este vegetal encontra-se em fase de extinção.Nesse tempo de garimpo efervescente nasciam corrutelas garimpeiras em diversos cantos do atual território do município de Pontal do Araguaia.
O progresso estabeleceu-se com a criação da fronteira agrícola mato-grossense. As terras de Pontal, férteis, são um convite aos que lidam com agropecuária. Novas levas migratórias permitiam crescimento ordenado e sustentado por uma política social, cultural e econômica de suporte, a lhe granjear o direito à emancipação política e administrativa. A Lei n.º 5.097, de 20 de dezembro de 1991, de autoria do deputado estadual Roberto Cruz, criou o município. Nas eleições de 1992, a comunidade elegeu seu primeiro prefeito, o Sr. Waldemar Antônio Nogueira.
Fonte: www.citybrazil.com.br