QUAL É A IMPORTÂNCIA DE UM ATENDIMENTO HUMANIZADO?

13 Maio 2019

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE UM ATENDIMENTO HUMANIZADO?

A internet proporcionou poder ao consumidor, hoje ele participa ativamente da construção de uma marca. Em questão de segundos, por meio das mídias sociais, um cliente insatisfeito pode fazer um grande estrago! Porém, manter um cliente satisfeito não é uma tarefa muito fácil. Principalmente com as grandes mudanças no perfil do consumidor. Hoje, os clientes não querem mais ser atendidos por robôs, o “ser digital” invadiu tanto a realidade das pessoas, que hoje elas só querem contato com outras pessoas e, daí, surge a importância do atendimento humanizado.

POR QUE TER UM ATENDIMENTO HUMANIZADO NA ERA DIGITAL?

Essa é uma pergunta muito comum que tem surgido na cabeça de muitos gestores por aí. Com tanta tecnologia, por que humanizar? Está aí o cerne da questão. A tecnologia acabou dificultando o atendimento pessoal, o famoso “tête à tête”. Cada dia mais, as pessoas estão se cansando dessa falta de proximidade. Afinal, pessoas preferem falar com pessoas e não com robôs.

Encontramos muitos cases de sucesso de marcas que reverteram a insatisfação de seus clientes em amor absoluto. Algumas chegaram até a escrever cartas à mão para um cliente pedindo desculpas ou consertando algum erro. É disso que todos nós gostamos: pessoalidade.

UM EM UM MILHÃO: TUDO O QUE O SEU CLIENTE NÃO QUER SER

Todo mundo gosta de se sentir especial. Seu cliente detesta se sentir apenas como mais um. Por isso, uma dica essencial para ter clientes mais satisfeitos é fazê-los se sentirem valorizados. Se ele pensar que para aquela marca ou produto ele não faz diferença, pode ter certeza que na primeira oportunidade ele virará cliente da concorrência.

O atendimento humanizado é um grande diferencial em um mercado de vastas opções. Na hora de escolher entre você e seus concorrentes, o atendimento pessoal faz toda a diferença. Por isso, mostre ao seu cliente que ele é amado e que ele é importante para a sua empresa, assim, ele será um promotor da sua marca.

Não se engane, o boca a boca ainda funciona, só que agora, com muito mais força e alcance do que antes.

COMO IMPLANTAR O ATENDIMENTO HUMANIZADO EM SEU NEGÓCIO?

Antes de tudo, você precisa treinar a sua equipe. Ela precisa estar preparada e alinhada para oferecer um atendimento de qualidade. Se esta for uma dificuldade, não deixe que isso se torne um empecilho para a implantação deste tipo de atendimento, você pode encontrar empresas que façam isso por você.

É importante também que você encontre formas de mensurar a satisfação de seus clientes. O segredo é saber o que eles pensam e o que querem para atendê-los da melhor maneira possível.

O NPS (Net Promoter Score) , por exemplo, é uma metodologia simples e altamente eficaz para que você saiba o que seus clientes pensam, pois ninguém gosta de responder pesquisas gigantescas que só robotizam ainda mais seu atendimento.

Por fim, dar ao seu cliente a importância que ele precisa para ser fiel à sua marca é uma ótima maneira de trazê-lo para o seu lado. Portanto, invista no atendimento humanizado e, além de clientes satisfeitos, você terá verdadeiros amantes da sua marca ou produto.

por Tomás Duarte, 13/12/2016